MUSICA, ADVENTISMO E ETERNIDADE

Nas páginas deste livro o autor revela sua profunda preocupação com a qualidade de música aceita em nossas igrejas correntemente. É notória a dificuldade em estabelecer critérios para distinguir a boa música sacra de suas imitações. 

O autor propõe vários critérios, visando a remover a discussão de um terreno meramente subjetivo para outro de major objetividade. 

Não seria conveniente promover uma reunião de músicos adventistas de várias tendências para este assunto ser discutido com franqueza e seriedade, a fim de tentar harmonizar os vários pontos de vista para o bem da Igreja? Caso contrário o que ocorrerá é um desentendimento cada vez major entre a chamada ala “conservadora" e a ala "modernista", para prejuízo da Igreja.

Boa música é aquela que tem capacidade de sobrevivência. Nem toda música escrita no período clássico sobreviveu, e não sobreviveu porque nem toda ela tinha as qualidades daquilo que é eterno. É igualmente evidente que nem toda música “sacra” moderna será lembrada dentro de uma geração. A razão é que muita desta música carece de profundidade e inspiração. Novidade não é garantia de permanência. Esta música pode apelar ao público por causa de seu caráter inovativo mas como a planta da parábola que morre por não ter raízes profundas, assim muito do que hoje é popular será olvidado amanhã. 

O mérito de Dario Araújo é de não somente criticar erros cometidos no campo da música sacra contemporânea, mas de oferecer sugestões sobre como aprimorar o gosto musical em nossas igrejas. A missão da igreja é, não copiar o mundo em seu estilo de vida ou preferência musical mas oferecer um modelo superior de vida e gosto artístico, que, de algum modo, reflita a vida e a música do céu. 

S. J. Schwantes 

INTRODUÇÃO 

"Música, Adventismo e Eternidade” não é um acaso apressado. É o fruto de meio século de envolvimento com a música de nossa igreja. 

Não é opinião pessoal. É o resultado de profunda convicção, após ávido, cauteloso, minudente e bem intencionado estudo e prática das orientações divinas a respeito do assunto deixadas nas Escrituras, no Espírito de Profecia e no Manual da lgreja. 

Não é produto de pressão alguma, senão a do senso de que hoje, mais do que nunca, a Igreja precisa conhecer o que Deus diz. 

Nasce após uma longa jornada! Desde os primeiros contatos nos departamentos infantis da Igreja Central Paulistana - Taguá, 88; no grupinho de Moema - hoje afamado e luxuoso templo; na Igreja da Chácara, junto à CPB em Santo André - bom centro de cultura musical na época; no saudoso CAB - sob o impacto da divina música que W. R. Wheeler extraia do coral, até o envolvimento com a direção dos hinos no próprio departamento dos juvenis; nos estudos e participações várias; e depois no magistério e ministério musicais da Igreja por mais quatro décadas - é realmente uma longa jornada! 

Diria, quem sabe, ter sido mais do que uma longa jornada. Uma verdadeira guerra impregnada de grandes batalhas e escaramuças, às vezes dando a sensação de estarmos com uns poucos na última trincheira de resistência. 

Tudo, porém, trouxe seus benefícios, de sorte que na atual crise de discernimento, esta obra pode ser útil, especialmente aos bem intencionados. 

D. P. A. 

BAIXE AQUI O ARQUIVO EM PDF: MÚSICA, ADVENTISMO E ETERNIDADE

Categoria:CONCEITO DA MÚSICA

Deixe seu Comentário